Tem muitas dívidas de cartão de crédito espalhadas por algumas contas?
Tem estado a pensar em maneiras de resolver esse problema com maior facilidade?
Provavelmente já ouviu notícias na rádio e na televisão sobre o crédito consolidado, apresentando este produto como uma possível solução para tem quem problemas bancários.
Como bem sabemos, milhares de pessoas debatem-se atualmente com situações de sobreendividamento. E se, em alguns casos, é verdade que esses problemas resultam de uma certa neglicência ou até inconsciência no acesso ao crédito, também é inegável que em muitas outras situações o problema foi originado por situações inesperadas como desemprego ou doença.
Mas, qualquer que tenha sido o problema que tenha estado na origem dos problemas financeiros, o essencial é que qualquer pessoa que se debata com problemas para proceder ao pagamento das suas prestações mensais deve procurar uma solução.
É exatamente aí que surge o crédito consolidado, uma das soluções mais eficientes para aliviar os problemas monetários associados ao pagamento das prestações de empréstimos.
O Que É O Crédito Consolidado
Bem, um crédito consolidado faz exatamente o que o nome diz: permite-lhe fundir todos os seus cartões de crédito numa só conta.
A maneira como o faz é realmente simples: um credor entrega-lhe um empréstimo grande o suficiente para pagar todos os saldos de uma só vez, essencialmente reduzindo o número de dívidas que deve. Os seus múltiplos empréstimos transformam-se num só.
Assim, de uma forma muito resumida, podemos catalogar o crédito consolidado como a unificação de diversos créditos num só.
Vantagens
O benefício que nos é oferecido pelo crédito consolidado é óbvio. Em vez de controlar diferentes empréstimos, cada qual com a sua taxa de juros, saldo e regras para controlar, apenas envia um pagamento a cada mês.
Isso irá reduzir significativamente o risco de permitir que entrar em incumprimento em um dos empréstimos. “Entrar em incumprimento” é ainda maior perigoso do que soa à partida, já que esta situação conduz sempre a maiores despesas.
Quando falha um pagamento da sua prestação de crédito tem que suportar custos adicionais: taxas de penalização e taxas de juros mais altas.
Por isso, deve procurar sempre precaver este tipo de situação, procurando soluções viáveis quando não vislumbra forma de poder cumprir com os pagamentos.
Outro potencial benefício do crédito consolidado, é que o saldo que irá receber junto do seu novo credor pode ter uma taxa de juros mais baixa do que as várias contas de cartão de crédito que usou para pagar, o que significa que a quantidade que deve ao longo da vida do empréstimo vai ser significativamente menor.
No entanto, também deve ter em mente algumas coisas. Por exemplo, dependendo do seu crédito, o credor pode pedir-lhe para hipotecar o crédito consolidado com um trunfo importante de algum tipo, o que pode ser difícil para si fazer. Mas se está determinado em reduzir a sua dívida, este pode ser um passo necessário.
Também deve ter em conta, que procurar este tipo de empréstimo pode ter um impacto negativo sobre a sua notação de crédito a curto prazo, de modo que pode não querer segui-la se está a pensar em abrir novas contas nos próximos meses.
Deve ainda lembrar-se que manter as suas contas de cartão de crédito abertas é a chave, mesmo que reduza os saldos a zero, porque fechá-las irá reduzir a duração média do seu histórico de crédito de forma significativa.
Desvantagens do Crédito Consolidado
Além das diversas vantagens, o crédito consolidado também pode apresentar alguns inconvenientes para os quais deve estar bem alerta.
A primeira dessas desvantagens traduz-se na taxa de juros. Ainda que seja verdade, que a taxa de juros geralmente associada ao crédito consolidado costuma ser inferior às taxas de juros que são aplicadas aos cartões de crédito, é preciso ressalvar que o mesmo não acontece relativamente a outros tipos de empréstimos.
Por exemplo, se pretende realizar um crédito consolidado para unificar dois créditos pessoais diferentes, é bastante provável que acabe por ter que suportar uma taxa de juros final mais elevada.
Porque é isso acontece, pergunta você. Será que os credores que oferecem este tipo de crédito se aproveitam da situação complexa dos seus clientes para praticarem taxas de juros mais elevadas, aumentando assim o seu lucro?
Na verdade, esta questão não deve ser complicada de uma forma tão minimalista como essa. Os credores que oferecem o crédito consolidado estão a disponibilizar um serviço financeiro a pessoas que se debatem com problemas bancários, o que significa que estão a apostar numa vertente de crédito em que o risco é elevado.
Se tiver este aspeto em consideração, rapidamente conseguirá perceber que as taxas de juro associadas ao crédito consolidado são geralmente mais altas, uma vez que os credores precisam de minimizar o risco a que estão expostos.
Como a taxa de juro padrão é um pouco mais alta, os credores ficam desde logo precavidos contra eventuais situações em que os devedores não cumpram com o pagamento do seu crédito.
Além desta desvantagem, também é necessário referir que ao optar pela consolidação de créditos irá demorar mais tempo para terminar de pagar a totalidade do empréstimo. Como está a unificar diversos créditos, a duração total será sempre mais longa.
Tome A Sua Decisão
Na maioria dos casos, os benefícios para aqueles que estão determinados em reduzir a dívida e obter as suas finanças de volta irão provavelmente superar as desvantagens a longo prazo.
O desafogo financeiro imediato que o crédito consolidado permite é determinante para muitas pessoas, já que permite ganhar tempo para superar os problemas financeiros atuais.
Se procura uma boa solução de crédito consolidado, fique a saber que a partir deste site poderá apresentar o seu pedido e entrar em contato com uma seleção de credores que reunimos exatamente para este fim.
Tudo o que tem que fazer é enviar-nos a sua informação e apresentar o seu pedido livre de compromisso e rapidamente irá começar a receber as propostas dos nossos credores. Depois, deve fazer a sua análise e escolher a proposta que achar mais conveniente.
Comentários fechados.