[gn_dropcap style=”1″ size=”3″]P[/gn_dropcap]ara muitos consumidores lidando com grandes quantidades de dívidas espalhadas por diferentes contas de cartão de crédito, o custo de vários pagamentos mensais que têm de fazer pode ser muitas vezes difícil de suportar. Nestes casos o crédito consolidado é a melhor opção.
Aqueles que procuram um pouco de alívio dos problemas financeiros podem beneficiar de um processo conhecido como crédito consolidado. Ao procurar esta opção, é dado aos consumidores uma enorme linha de crédito grande o suficiente para pagar todos os seus vários saldos de uma só vez.
Essencialmente, o que faz é reduzir a quantidade de credores que o mutuário tem, de muitos a apenas um, o que pode tornar mais fácil para os consumidores controlar os vários pagamentos enviados todos os meses, visto que só escreverão um cheque.
Mas o outro benefício do crédito consolidado é que pode reduzir os pagamentos mensais, em alguns casos significativamente, libertando dinheiro que pode ser usado noutro lado. Isso porque os consumidores que têm um número de contas a pagar todos os meses podem despender bastante dinheiro só para cobrir os seus vários mínimos, e com apenas uma conta sob o novo plano, o mínimo irá provavelmente ser muito mais reduzido, significando que mais pode ser pago.
Esses empréstimos têm o benefício adicionado de tipicamente fornecer aos consumidores uma taxa de juros muito mais baixa do que pagavam nos seus cartões de crédito – o que pode por vezes subir aos 18% ou mais – e irá então ajudar a manter o saldo que conseguem ao longo do tempo mais baixo do que teria sido.
Tudo isto significa que os os pagamentos mensais do mutuário, mesmo que sejam mais reduzidos que o valor combinado dos pagamentos anteriores que estavam a fazer aos credores dos cartões de crédito, cortam mais profundamente no seu enorme saldo. E esse saldo obviamente cresce mais lentamente de qualquer forma, existindo uma taxa de juros mais baixa.
[gn_dropcap style=”1″ size=”3″]C[/gn_dropcap]laro, há algumas desvantagens para tal empréstimo, especialmente se os mutuários fecham as várias contas dos seus cartões de crédito quando as pagam. Isso porque vai provavelmente diminuir a duração média que têm tido os seus cartões de crédito consideravelmente. Sendo assim, os consumidores devem ter atenção ás suas finanças antes de tomar quaisquer decisões desta gravidade.