[dropcap style=”1″ size=”3″]A[/dropcap]s taxas de juro no crédito pessoal podem variar bastante. Num mundo perfeito ninguém se candidataria a um empréstimo, mas atualmente é o dinheiro que faz girar o mundo em que nós vivemos, e são várias as circunstâncias nas nossas vidas em que somos obrigados a contrair empréstimos. A qualificação para um empréstimo é relativamente simples, desde que os requisitos do credor sejam todos cumpridos. Alguns empréstimos apresentam requisitos mais exigentes do que outros, e é esse o caso dos empréstimos pessoais.
Os créditos pessoais podem ser utilizados para quase todo o tipo de finalidade financeira, e a principal razão que leva alguém a contrair um é para consolidação de crédito. É importante que conheça alguns detalhes antes de se candidatar, como as taxas de juro e os tipos de crédito pessoal que se encontram à sua disposição.
[divider top=”0″]
Tipos de Créditos Pessoais
[list style=”arrow”]
- Com Garantia – este tipo de crédito pessoal acarreta taxas de juro muito baixas e tem um prazo de reembolso flexível. Os candidatos têm de avançar com algum tipo de garantia para que o mesmo seja aprovado. A garantia faz-se normalmente através da propriedade ou da habitação do devedor, e se ele entrar em falta no pagamento o credor tem o direito de liquidar o bem em questão para cobrir o valor em dívida.
- Sem Garantia – este tipo não requer qualquer tipo de garantia para que o candidato seja aprovado. Este é normalmente concedido a pessoas que pedem valores baixos e que têm um histórico junto do credor. Como este tipo não tem garantia, as taxas de juro tendem a ser mais elevadas do que as dos créditos pessoais com garantia.
[/list]
[divider top=”0″]
Taxas de Juro nos Créditos Pessoais sem Garantia
Tal como já foi mencionado, as taxas de juro dos créditos pessoais sem garantia tendem a ser mais elevadas já que a instituição financeira se encontra exposta a um grau de risco mais elevado. É por esta razão que a contração de dívidas através de crédito sem garantia é desaconselhada, salvo em casos de emergência. Os créditos sem garantia podem ser classificados de acordo com várias categorias com base na taxa de juro oferecida pela instituição credora:
[list style=”star”]
- Créditos pessoais com taxas de juro fixas – a taxa de juro e os pagamentos mensais não variam durante o empréstimo.
- Créditos pessoais com taxas de juro variáveis – a taxa de juro encontra-se ligada à taxa de juro de referência e varia de acordo com o ambiente económico.
- Crédito com reembolso final – é determinado um calendário que define de que forma os juros do crédito devem ser pagos. No final do prazo é efetuado um pagamento único que cobre na totalidade o valor em questão.
[/list]
Para além dos tipos de crédito pessoal e das taxas de juro disponíveis, existem outras questões a ponderar numa candidatura.
[highlight bg=”#fff014″ color=”#000000″]Aspetos a considerar:[/highlight]
[list style=”check”]
- Pesquise e compare as taxas de juro de vários créditos pessoais.
- Certifique-se que o seu historial junto de entidades credoras está limpo.
- Verifique as referências da instituição credora que escolheu para o seu crédito.
- Certifique-se que o empréstimo se adequa ao seu orçamento – você não vai querer incorrer em mau crédito devido ao encargo financeiro excessivo.
[/list]
Deve ainda certificar-se que cumpre todos os requisitos para se candidatar a um crédito pessoal. [highlight bg=”#fff014″ color=”#000000″]Os credores normalmente exigem os seguintes requisitos:[/highlight]
[list style=”check”]
- O devedor deve ter pelo menos 18 ano de idade.
- O devedor deve ter uma fonte de rendimento fixa.
- O devedor deve receber o seu salário através de uma conta bancária.
- O devedor deve ter um documento de identificação válido.
[/list]